Começam amanhã as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova pode ser feita por qualquer pessoa. Basta entrar no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela avaliação. Nos dias 3 e 4 de outubro, estudantes de todo o País farão o teste. Amanhã, o Jornal do Commercio publica um caderno especial explicando as mudanças no exame, como fazer para se inscrever e quais os conteúdos que merecem ser revisados pelos alunos, além de informações de como as universidades públicas de Pernambuco vão aproveitar a nota da avaliação.
Para os estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas ou particulares e para os que já concluíram a educação básica em anos anteriores, as inscrições serão feitas das 8h de amanhã até as 23h59 do dia 17 de julho. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, pelo endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao. Depois de acessar o site, os estudantes deverão seguir os seguintes procedimentos: preencher o cadastro de inscrição, enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada, mediante confirmação por mensagem de retorno, que será enviada para o e-mail informado no cadastro de inscrição. O concluinte do ensino médio da escola pública deverá imprimir o comprovante. A taxa é de R$ 35, porém alunos do 3º ano de escolas públicas não pagam para fazer o exame. O aluno do 3º ano de escola privada deverá imprimir o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência bancária, ou solicitar isenção da taxa.
Os que já finalizaram o ensino médio em anos anteriores seguirão o mesmo procedimento. Os comprovantes de inscrição dos participantes estarão disponíveis, após sua efetivação, no mesmo endereço eletrônico. O inscrito também receberá um cartão de confirmação de inscrição, enviado para o endereço indicado no ato do cadastramento. Caso o interessado não receba o seu cartão até o dia 25 de setembro, o candidato deve entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161 ou através da página http://enem.inep.gov.br/consulta.
A novidade deste ano é o aproveitamento do exame em substituição parcial ou total aos vestibulares das principais universidades federais do País.
O Enem será aplicado em 1.826 cidades. Em Pernambuco, a prova acontecerá em 82 municípios e no Arquipélago de Fernando de Noronha.