Pela primeira vez na história, a maior usina hidroelétrica do mundo parou de funcionar.
Segundo o ministério de Minas e Energia, tal acontecimento se deu por conta de um curto circuito ocorrido em uma das estações de transmissão, que leva energia da usina para parte do país, curto esse, que teria ocorrido por conta de tempestades e raios que atingiram a estação no interior de São Paulo. Tal fato teria feito, com que outras três correntes de alta tensão, que também levam energia para boa parte do país parassem, fazendo com que Itaipu também parasse de funcionar como modo de segurança,já que não tinha para onde mandar energia, ocasionando um "apagão" jamais visto antes. Porém, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), diz que tempestades de tal magnutide não teria ocorrido na região das estações de distribuição de energia.
Mas o que mais interessa é que as consequências desse blecaute foram grandes. Vidas foram colocadas em risco, prejuizos enormes foram ocasionados aos cidadãos, o trânsito em cidades como Rio e São Paulo se tornaram ainda mais caóticos, além de prejuízos financeiros. Até mesmo a capacidade do Brasil de realizar uma Copa do Mundo e uma Olimpiada foi colocada em dúvida.
Enfim, as consequências não foram nada positivas para o país, porém espera-se que o problema esteja resolvido, mas especialistas dizem que o sistema de distribuição de energia brasileiro tem que melhorar. Uma satisfação tem que ser dada a população, e é isso que se espera do governo federal.
Por: Thiago Henrique