segunda-feira, 27 de julho de 2009

O Capitalismo, a Globalização e a geração de desigualdades sociais.



O capitalismo, que hoje tem como símbolo a globalização e conta com ajuda essencial da tecnologia, vem trazendo enormes problemas para o meio ambiente. Florestas são desmatadas, o ar e as águas são poluídos, tudo em busca do objetivo maior: o lucro. A ética e o respeito ao próximo são deixados para traz. A própria mídia não se preocupa em passar programas que mostrem a sociedade, valores e princípios, tudo isso vem sendo deixado de lado, já que a grande maioria dos órgãos de imprensa se preocupa apenas com seus interesses particulares e não com o interesse da população, não com o intuito de formar cidadãos.
A mídia eletrônica cria no individuo a falsa impresão que a felicidade está associada ao consumismo de marcas globais. Isso gera no individuo a vontade de ter a todo custo um determinado produto, o que se chama de valor de uso.

O atual sistema social se sustenta tanto no reconhecimento dos méritos como na competição e incertezas.

A forma como o homem vem pensando e agindo está comprometendo as gerações futuras e o futuro do planeta e aumentando cada dia mais as diferenças existentes entre os seres de sua própria espécie.
A globalização trouxe o avanço da tecnologia e dos meios de transporte e comunicação, porém isso não chegou ao mundo inteiro, muito pelo contrário, a maioria dos países, principalmente os subdesenvolvidos não têm acesso a essa tecnologia, o que aumentou ainda mais as diferenças existentes entre países ricos e pobres, gerando ainda mais desigualdades sociais. Essas desigualdades também vêm trazendo uma série de problemas para vários governos, como aumento da violência.
A busca obsessiva pelo lucro e pelo dinheiro vem fazendo as pessoas esquecerem por muitas vezes a ética, comprometendo o futuro do planeta e aumentando ainda as desigualdades sociais através, muitas vezes da exploração de um homem por outro.
Por: Thiago Henrique

Nenhum comentário: