segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Algumas soluções para os problemas do Capibaribe



Para tentar resolver ou amenizar alguns ddos problemas, pode se tomar medidas simples, como a própria conscientização da população, através de campanhas nas ruas e escolas, como nas outras cidades, para que as crianças cresçam com a mentalidade e a consciência da importância do rio. Além disso, obras estruturais têm que ser feitas para resolver problemas da impermeabilização e assoreamento.

Exemplos de países como Inglaterra e Coréia do Sul, que despoluíram alguns dos seus mais importantes rios, podem ser seguidos para realizar tais obras, porém, para isso precisa se contar com a parceria entre poder público e população.

Na Inglaterra, por exemplo, para diminuir a poluição do rio Tâmisa, o poder público investiu alto na melhoria do sistema de saneamento básico, tratamentos de esgotos e diminuição dos dejetos industriais, apesar de ter durado um longo tempo, o processo melhorou significativamente a situação do rio, fazendo até mesmo voltar a aparecer peixes como o salmão, que são indicativos de água limpa. Hoje em dia, existe regras para o tratamento de esgoto, de forma a não deixar o rio ficar novamente poluído.
Por: Thiago Henrique

Nenhum comentário: