sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Poluição do rio Capibaribe


Atualmente, muito se tem discutido sobre poluição relacionada a rios urbanos. Ao redor do mundo, trabalhos estão sendo feitos para tentar sanar esse grande problema, mostrando a importância que esses rios têm para suas respectivas populações.
Ao longo da história diversos autores falaram sobre a importância do Capibaribe para Recife, entre eles, Josué de Castro, que explicou como o rio juntamente com o mangue pelo qual passa pode ajudar na alimentação da população local. Recentemente, em matéria exibida no Jornal do Commercio de Recife, foi apresentado um projeto de tornar o Capibaribe uma pequena hidrovia da cidade a fim de desafogar um pouco o trânsito rodoviário da capital pernambucana. Enfim, o tema vem se mostrando de extrema importância nos dias de hoje, observando assim que é de grande relevância a discussão do tema.
A origem da poluição na verdade, vem de cidades do interior do estado, como Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Nessas duas cidades nota-se um alto grau de degradação do referido rio.
Ao chegar na Veneza brasileira, um outro fator grave que prejudica o rio, é o despejo de lixo e também de esgoto, que acabam sendo carregados ao longo do seu leito. Todos esses problemas acabam diminuindo e incidência de vida no local e prejudicando, na capital pernambucana, outro ecossistema: o mangue, que acompanha o rio em algumas áreas da cidade. A forte urbanização na cidade de Recife também influencia na problemática, já que muitas vezes a própria população joga o lixo no rio, ou acontece em algumas áreas como no bairro da Ilha do Leite: a impermeabilização das margens no rio, com a construção de prédios, o que acaba prejudicando também a existência das matas ciliares, que ajudam a absorver as águas das chuvas e seguram o solo, evitando assim o assoreamento do Capibaribe.
Por: Thiago Henrique

Nenhum comentário: