terça-feira, 26 de abril de 2011

Capibaribe: Um rio de todos - Os pescadores


Dois amigos pescadores vendem peixe às margens do rio há mais de trinta anos, além de já terem praticado a pesca. Para eles, o Capibaribe é uma fonte de renda, mas também significa poluição. Para eles a qualidade da água está péssima, e, além disso, não mostram perspectiva de futuro, pois as autoridades não tomam providências, um deles ainda diz que a tendência é piorar:

“Antigamente tinha mais peixes, muitos camarões e muitas espécies, era muito bom pescar. Dava muitos peixes, era peixe demais. A partir de 1983 a poluição piorou, matando os peixes. O governo não tem competência pra limpar. O rio tá ficando raso, os peixes diminuíram demais e o governo não tem interesse em melhorar. Tem de tudo nesse rio, cachorro morto, rato, de tudo. O governo pouco se interessa por isso, deveria fazer bem mais, pois poderia ajudar não só a gente, mas a cidade como um todo.”

Na opinião desses pescadores, a pesca não influencia na degradação do Capibaribe, além disso, eles acham que o Estado é a principal autoridade responsável para desenvolver ações que possam melhorar a situação do rio. Eles não têm conhecimento de nenhum imposto cobrado pelo governo voltado para a melhoria do estado em que se encontra o Capibaribe.

Por: Thiago Henrique

terça-feira, 19 de abril de 2011

Capibaribe: Um rio de todos - Projeto Recapibaribe 2


O Recapibaribe também está começando a receber as escolas de Recife-PE, com o objetivo de mostrar a muitas crianças, a importância da educação ambiental, da preservação do rio. Além disso, já existem projetos para levar as crianças que visitam o local, até a Assembléia Legislativa, para que eles possam também conhecer o ambiente parlamentar, gerando assim uma maior consciência política nelas. O espaço ainda serve para aulas de campo de Universidades, com diversos professores já tendo passado pelo local.

A quantidade objetos retirados do rio impressiona, há uma quantidade muito grande latas de refrigerantes, televisores, capacetes, garrafas pet, ventiladores, aparelhos de som, monitores de computador e impressionantemente até mesmo cabines de telefones públicos.

O projeto é feito através da ajuda da comunidade local, especialmente pescadores, que juntamente com os idealizadores, retiram o lixo do Capibaribe. Isso é feito manualmente, através dos barcos, eles vão até o leito do rio e com a ajuda de várias pessoas retiram os objeto e animais.

Outro fator que chama bastante a atenção é a quantidade de animais mortos que é encontrado no rio, segundo ela, mais de quatrocentos já foram encontrados, principalmente cavalos, e retirados com a ajuda dos pescadores.

O projeto é nacionalmente conhecido, sendo alvo de entrevistas e curiosidade de revistas nacionais.

Por: Thiago Henrique

domingo, 17 de abril de 2011

Capibaribe: Um rio de todos - Projeto Recapibaribe


Lixo recolhido do rio Capibaribe

Esse é um projeto que foi fundado em 1994 dois moradores, residentes no bairro de Casa Forte, na cidade de Recife-PE.

Na verdade, consiste em um movimento, que funciona juntamente com a população, com o objetivo de unir e conscientizar a comunidade local e a população como um todo na luta pelo rio. Luta essa, que é feita através da retirada do lixo do Capibaribe, não só pelos fundadores, mas com o envolvimento da comunidade como um todo.

O Recapibaribe deu origem ao conhecido Capibar, um barzinho que fica as margens do rio, com objetos retirados do mesmo. Mas não é apenas isso. Com o objetivo de despertar uma consciência ambiental nas pessoas que o visitam, e como parte do projeto, o bar não trabalha com copos descartáveis, para que dessa forma, o lixo seja diminuído. Também não trabalham com copos de vidros, pois segundo um dos idealizadores, eles teriam que lavados e infelizmente, como o local não apresenta saneamento básico, isso seria despejado no rio, para diminuir tal problema, o Capibar vende copos, para que esses possam ser utilizados pelos clientes durante todo momento em que estiverem por lá.

Por: Thiago Henrique



sábado, 16 de abril de 2011

Capibaribe: Um rio de todos


O Capibaribe tem todo um charme e beleza, porém vem sendo muito degradado, principalmente nos últimos anos. Mesmo assim ainda é um dos rios mais importantes de Pernambuco e o mais importante de Recife, sendo fonte de renda para muita gente. Devido a isso, vamos começar uma série de matérias voltadas justamente para ele. Ao longo dessas matérias serão abordadas as opiniões de pessoas que convivem diariamente com o rio, além dos projetos voltados para revitalização e recuperação do mesmo, principalmente na cidade de Recife-PE.

Por: Thiago Henrique