terça-feira, 26 de abril de 2011

Capibaribe: Um rio de todos - Os pescadores


Dois amigos pescadores vendem peixe às margens do rio há mais de trinta anos, além de já terem praticado a pesca. Para eles, o Capibaribe é uma fonte de renda, mas também significa poluição. Para eles a qualidade da água está péssima, e, além disso, não mostram perspectiva de futuro, pois as autoridades não tomam providências, um deles ainda diz que a tendência é piorar:

“Antigamente tinha mais peixes, muitos camarões e muitas espécies, era muito bom pescar. Dava muitos peixes, era peixe demais. A partir de 1983 a poluição piorou, matando os peixes. O governo não tem competência pra limpar. O rio tá ficando raso, os peixes diminuíram demais e o governo não tem interesse em melhorar. Tem de tudo nesse rio, cachorro morto, rato, de tudo. O governo pouco se interessa por isso, deveria fazer bem mais, pois poderia ajudar não só a gente, mas a cidade como um todo.”

Na opinião desses pescadores, a pesca não influencia na degradação do Capibaribe, além disso, eles acham que o Estado é a principal autoridade responsável para desenvolver ações que possam melhorar a situação do rio. Eles não têm conhecimento de nenhum imposto cobrado pelo governo voltado para a melhoria do estado em que se encontra o Capibaribe.

Por: Thiago Henrique

Nenhum comentário: