terça-feira, 19 de abril de 2011

Capibaribe: Um rio de todos - Projeto Recapibaribe 2


O Recapibaribe também está começando a receber as escolas de Recife-PE, com o objetivo de mostrar a muitas crianças, a importância da educação ambiental, da preservação do rio. Além disso, já existem projetos para levar as crianças que visitam o local, até a Assembléia Legislativa, para que eles possam também conhecer o ambiente parlamentar, gerando assim uma maior consciência política nelas. O espaço ainda serve para aulas de campo de Universidades, com diversos professores já tendo passado pelo local.

A quantidade objetos retirados do rio impressiona, há uma quantidade muito grande latas de refrigerantes, televisores, capacetes, garrafas pet, ventiladores, aparelhos de som, monitores de computador e impressionantemente até mesmo cabines de telefones públicos.

O projeto é feito através da ajuda da comunidade local, especialmente pescadores, que juntamente com os idealizadores, retiram o lixo do Capibaribe. Isso é feito manualmente, através dos barcos, eles vão até o leito do rio e com a ajuda de várias pessoas retiram os objeto e animais.

Outro fator que chama bastante a atenção é a quantidade de animais mortos que é encontrado no rio, segundo ela, mais de quatrocentos já foram encontrados, principalmente cavalos, e retirados com a ajuda dos pescadores.

O projeto é nacionalmente conhecido, sendo alvo de entrevistas e curiosidade de revistas nacionais.

Por: Thiago Henrique

Nenhum comentário: