sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Hubble volta a funcionar e fotografa par de galáxias

SÃO PAULO - Depois de quase um mês com problemas, o Telescópio Espacial Hubble voltou a enviar imagens para a Terra. A primeira a ser divulgada pelas duas agências responsáveis pelo telescópio, a Nasa e a Agência Espacial Européia (ESA) é do par de galáxias conhecido como Arp 147, unido pela força da gravidade.

A galáxia mais à esquerda parece relativamente estável, exceto por um anel mais suave de luz. Já a da direita apresenta um aglomerado azulado de estrelas em formação. Os pesquisadores da Nasa compararam a dupla a um número "10" feito de estrelas.

O anel azul da galáxia "0" se formou depois que a galáxia "1" passou por dentro dela. A passagem gerou uma onda de alta densidade que se propagou, a partir do ponto de impacto, em direção à borda da galáxia anfitriã. À medida que essa onda colidiu com o material que caída em direção ao centro, estrelas passaram a se formar.

Uma mancha vermelha à esquerda e abaixo do anel azul provavelmente representa a localização original do núcleo da galáxia atingida.

Arp 147 aparece no Atlas Arp de Galáxias Peculiares, compilado por Halton Arp nos anos 60. Na imagem do Hubble, as cores azul, verde e vermelho representam os filtros azul, de luz visível e de infravermelho do telescópio, respectivamente. O par fica na constelação de Cetus, a 400 milhões de anos-luz da Terra.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Rebeldes do Congo anunciam cessar-fogo unilateral

KINSHASA - As forças rebeldes do Congo anunciaram nesta quarta-feira, 29, um cessar-fogo unilateral para evitar "o pânico da população de Goma" e no restante do país. "O Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP) comunica sua decisão de proclamar um cessar-fogo unilateral dos atuais enfrentamentos com a coalizão governamental e com a Monuc [missão da ONU no país] na periferia da capital da província de Kivu Norte", afirmaram os rebeldes em comunicado.
Pouco antes do anúncio da trégua, os rebeldes continuam seu confronto contra as forças do governo da República Democrática do Congo (RDC) nos povoados de Kibumba e Rutshuru, na entrada de Goma, a capital da província de Kivu Norte.

Segundo declarou à agência Efe por telefone o coordenador da ONG Oxfam Internacional na região, Samuel Nagbe, mais de 20 mil pessoas fugiram de Kibumba, povoado que foi tomado nas últimas horas pelos rebeldes tutsis do CNDP, liderado pelo ex-general Laurent Nkunda, que avançam rapidamente em direção a Goma.
Entenda os conflitos na África

O continente africano foi colonizado pelos europeus, que partiu para um período de neocolonização após terem perdidos colônias na América durante o século XIX. Durante essa nova colonização, os europeus dividiram a África conforme seus interesses, provocando as fronteiras artificiais, onde a África foi dividida como "fatias de bolo", misturando-se povos diferentes em um mesmo território e separando povos iguais, e vai ser justamente essa grande mistura de etnias e povos que vai ser a principal causa das guerras civis no continente africano, além das condições de vida enfretadas por eles, também resquicio do período colonia.

Como consequências das guerras civis, vai se ter na África destruição do patrimônio público, um grande indice de morto, além de piorar as condições de vida do povo africano.

Sendo assim, um acordo de paz, acaba sendo um melhor medida para se resolver parte desses problemas, resta saber se o mesmo vai ser de fato cumprido.

Por: Thiago Matuto


quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Descoberto sistema solar com dois anéis de asteróides

SÃO PAULO - A estrela Epsilon Eridani tem dois anéis de asteróides e um cinturão externo de material congelado, semelhante à região do nosso Sistema Solar onde se originam alguns cometas e onde fica o planeta-anão Makemake.

Epsilon Eridani é um pouco menor e mais fria que o Sol, e fica a cerca de 10 anos-luz da Terra. É a estrela mais próxima do Sol a ter um planeta confirmado - Epsilon Eridani b, descoberto em 2000 e confirmado em 2006 - e alguns entusiastas da série Jornada nas Estrelas identificam-na como a estrela natal do personagem Sr. Spock.
Em vários aspectos, sistema de Epsilon Eridani parece ser uma versão mais jovem do nosso Sistema Solar.

Trata-se da nona estrela mais próxima do Sol, e é visível no céu a olho nu, na constelação de Eridanus. Também é jovem, com 850 milhões de anos, ou menos de um quarto da idade do Sol. O principal autor do trabalho quer descreve a descoberta dos anéis, Dana Backman, do Instituto Seti, diz em nota que o sistema "provavelmente se parece muito com o nosso, quando era mais novo".

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Estilo de vida do homem supera capacidade do planeta

GENEBRA - A Terra perdeu, em pouco mais de um quarto de século, quase um terço de sua riqueza biológica e recursos, e no atual ritmo, a humanidade necessitará de dois planetas, em 2030, para manter seu estilo de vida, adverte o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês).

A demanda da população excede em cerca de 30% a capacidade de regeneração da Terra, segundo o Relatório Planeta Vivo 2008. O WWF produz um desses levantamentos a cada dois anos.

"O mundo está lutando atualmente com as conseqüências de ter supervalorizado seus ativos financeiros. Mas uma crise muito mais grave ainda virá: um desastre ecológico causado pela não valorização de nossos recursos ambientais, que são a base de toda a vida e da prosperidade", disse o diretor-geral do WWF, James Leape.

O estudo mostra que mais de 75% da população mundial vive atualmente em países que são "devedores ecológicos", onde o consumo nacional superou a capacidade biológica de regeneração.

"A maioria de nós segue alimentando nosso estilo de vida e nosso crescimento econômico extraindo cada vez mais o capital ecológico de outras partes do mundo", afirmou Leape.

"Se as demandas em nosso planeta continuarem crescendo no mesmo ritmo, em meados dos anos 30 necessitaremos do equivalente a dois planetas para manter nosso estilo de vida", acrescentou.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ser professor



Profissão díficil. Corrida. Pouco valorizada nesse país. Ser professor exige uma imensa dedicação, uma imensa responsabilidade, pois atualmente, além da matéria normal, a responsabilidade da educação domiciliar - com esse mundo em que os pais têm que trabalhar e deixam seus filhos em casa - também foi passada para os professores.
A verdade é que o professor tem a responsabilidade de tentar mudar a situação em que vive o país, pois é através da educação que isso pode ser feito.
Mas a pergunta que fica é: Por que ser professor?

Essa semana tive a melhor resposta para isso. Há dois anos começava um estágio na Escola Municipal Dom Bosco. Foram dois anos de muito trabalho e também de muitas amizades e estou saindo de lá esta semana já que meu contrato está acabando. Eis que recebo essa resposta: uma homenagem de meus alunos, com faixa de agradecimento pelo trabalho e desejando sorte no futuro, além de festa surpresa. Não poderia ter tido melhor resposta que isso, melhor icentivo para o futuro, para continuar a seguir todas as responsabilidades de um professor.

Só tenho a agradecer a meus alunos, direção, coordenação e professores da escola por tudo. Dizer a todos que apesar de tudo contra, falta de investimentos do Estado, sigam em frente, que é através da educação que podemos mudar alguma coisa nesse país.

Por: Thiago Matuto

sábado, 4 de outubro de 2008

China critica decisão dos Estados Unidos de vender armas a Taiwan

A China criticou hoje a decisão dos Estados Unidos de vender US$ 6,5 bilhões em armamentos a Taiwan, segundo a agência de notícias estatal Xinhua.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Liu Jianchao, disse que "o governo e o povo chinês se opõem firmemente ao acordo, que prejudicou seriamente os interesses chineses e as relações entre China e Estados Unidos".O presidente de Taiwan, Ma Ying-jeou, agradeceu aos EUA e disse que a ilha pretende manter um forte sistema de defesa contra qualquer ameaça da China. "O presidente Ma Ying-jeou gostaria de expressar sua gratidão aos Estados Unidos pelo pacote de armamentos", disse um porta-voz do governo de Taiwan. "Uma defesa forte e paz no estreito de Taiwan são necessárias para a prosperidade de Taiwan.

O governo norte-americano anunciou ontem a venda dos armamentos, que incluem helicópteros Apache e mísseis Patriot III, em notificação ao Congresso. A decisão veio três meses após o principal comandante militar norte-americano no Pacífico, almirante Timothy Keating, anunciar a suspensão da venda de armas para Taiwan. A suspensão foi vista à época como uma relutância dos EUA em contrariar a China antes da visita do presidente George W. Bush ao país por conta das Olimpíadas de Pequim.

Os Estados Unidos são obrigados por lei a fornecer armamentos a Taiwan contra uma possível invasão da ilha pela China. Os norte-americanos são os principais aliados de Taiwan e seus maiores fornecedores de armamentos.
Entenda o conflito China x Taiwan
A China possui conflitos com Taiwan e interesses na ilha, já que a mesma se encontra num alto nível de industrialização e sua economia cresce muito, assim os estadunidenses acabam também apresentando interesse nela e acabam por "ajudá-la" contra os chineses, que também crescem muito e com Taiwan como parte do seu território tendem a crescer ainda mais, assim os EUA acabam querendo de um certo modo evitar esse alto crescimento chinês.
Por: Thiago Matuto

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Entenda a crise financeira internacional


Origem da crise

Um assunto que estar bastante em pauta na mídia atualmente e pode acabar despertando o interesse dos alunos e todos como cidadão, é a atual crise financeira internacional. Mas a pergunta que não quer calar é: o que realmente aconteceu? Como essa crise pode nos afetar?
O fato é que uma crise financeira é uma situação absolutamente normal no sistema capitalista, que vive de altos e baixos.
Ela começou a partir do momento em que se vivia um período de alta, onde havia um grande consumismo e baixos juros. Isso acabou fazendo com que os bancos nos Estados Unidos começassem a finaciar muitos imoveis para as pessoas sem ser preciso comprovante de renda , ou seja, começou a permitir que muitas pessoas que provavelmente não tinham condições de comprar aqueles imóveis (casas) o comprassem a partir do financiamento dos bancos. A procura pelos imóveis, logicamente aumentou e o risco também. Com isso, as vendedoras de imóveis retrairam, ou seja, diminuiram as vendas e os calotes aconteceram e aumentaram, e isso acabou forçando os bancos - que eram os financiadores - a pagarem as dívidas, fazendo com o dinheiro deles em cofre diminuissem (no caso do Lemon bak falisse) e o pagamento dos imóveis fossem dificultados, fazendo com que as imobiliárias (vendedoras de casa) começassem a quebrar e ainda os bancos começassem a diminuir a oferta por empréstimos de dinheiro. Isso fez com que a economia desacelarasse, já que a população não poderia pegar dinheiro emprestado e consequentemente comprasse menos.

Tentativa de diminuir a crise

Para tentar diminuir a crise, o governo estadunidense tenta atualmente aprovar um pacote de 850 bilhões de doláres para salvar as empresas que quebraram, que já foi aprovada pelo senado, faltando a aporvação da camara dos deputados.

Consequências da crise

A pergunta é: Por que toda essa crise?
A verdade é que essas empresas possuem filiais em todo o mundo, sendo assim ações em muitas bolsas de valores, além de empregos espalhados pelo mundo, e as falências foram muitas, fazendo com que gerasse toda essa crise internacional e com a diminuição do poder de compra, as vendas de muitos produtos podem acabar caindo, aumentando ainda mais essa crise.

Consequências para o Brasil

Os Estados Unidos estão tendo que gastar muito com tudo isso, além da crise ter provocado percas mundiais, isso diminui a capacidade de compra dos estadunidenses e pode fazer cair o preço de muitos produtos, afetando a economia brasileira, porém como hoje já temos uma grande reserva de dinheiro, isso nos torna menos dependente dos outros e menos vunerável a crise, porém dependendo da proporção que a mesma vá tomando, pode nos afetar bastante.

Contradições da crise

Com toda essa crise, o governo estadunidense, está tendo que fazer algo que vai de total encontro ao sistema capitalista liderado por ele, pois os Estados Unidos estão tendo que interfeir bastante na economia(que não é caracteristíca do capitalismo) além de utilizar o dinheiro público para salvar empresas e estatiza-las em alguns casos, coisa totalmente contraditória ao sistema capitalista.
Por: Thiago Matuto