quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Rebeldes do Congo anunciam cessar-fogo unilateral

KINSHASA - As forças rebeldes do Congo anunciaram nesta quarta-feira, 29, um cessar-fogo unilateral para evitar "o pânico da população de Goma" e no restante do país. "O Congresso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP) comunica sua decisão de proclamar um cessar-fogo unilateral dos atuais enfrentamentos com a coalizão governamental e com a Monuc [missão da ONU no país] na periferia da capital da província de Kivu Norte", afirmaram os rebeldes em comunicado.
Pouco antes do anúncio da trégua, os rebeldes continuam seu confronto contra as forças do governo da República Democrática do Congo (RDC) nos povoados de Kibumba e Rutshuru, na entrada de Goma, a capital da província de Kivu Norte.

Segundo declarou à agência Efe por telefone o coordenador da ONG Oxfam Internacional na região, Samuel Nagbe, mais de 20 mil pessoas fugiram de Kibumba, povoado que foi tomado nas últimas horas pelos rebeldes tutsis do CNDP, liderado pelo ex-general Laurent Nkunda, que avançam rapidamente em direção a Goma.
Entenda os conflitos na África

O continente africano foi colonizado pelos europeus, que partiu para um período de neocolonização após terem perdidos colônias na América durante o século XIX. Durante essa nova colonização, os europeus dividiram a África conforme seus interesses, provocando as fronteiras artificiais, onde a África foi dividida como "fatias de bolo", misturando-se povos diferentes em um mesmo território e separando povos iguais, e vai ser justamente essa grande mistura de etnias e povos que vai ser a principal causa das guerras civis no continente africano, além das condições de vida enfretadas por eles, também resquicio do período colonia.

Como consequências das guerras civis, vai se ter na África destruição do patrimônio público, um grande indice de morto, além de piorar as condições de vida do povo africano.

Sendo assim, um acordo de paz, acaba sendo um melhor medida para se resolver parte desses problemas, resta saber se o mesmo vai ser de fato cumprido.

Por: Thiago Matuto


Nenhum comentário: