quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ser professor



Profissão díficil. Corrida. Pouco valorizada nesse país. Ser professor exige uma imensa dedicação, uma imensa responsabilidade, pois atualmente, além da matéria normal, a responsabilidade da educação domiciliar - com esse mundo em que os pais têm que trabalhar e deixam seus filhos em casa - também foi passada para os professores.
A verdade é que o professor tem a responsabilidade de tentar mudar a situação em que vive o país, pois é através da educação que isso pode ser feito.
Mas a pergunta que fica é: Por que ser professor?

Essa semana tive a melhor resposta para isso. Há dois anos começava um estágio na Escola Municipal Dom Bosco. Foram dois anos de muito trabalho e também de muitas amizades e estou saindo de lá esta semana já que meu contrato está acabando. Eis que recebo essa resposta: uma homenagem de meus alunos, com faixa de agradecimento pelo trabalho e desejando sorte no futuro, além de festa surpresa. Não poderia ter tido melhor resposta que isso, melhor icentivo para o futuro, para continuar a seguir todas as responsabilidades de um professor.

Só tenho a agradecer a meus alunos, direção, coordenação e professores da escola por tudo. Dizer a todos que apesar de tudo contra, falta de investimentos do Estado, sigam em frente, que é através da educação que podemos mudar alguma coisa nesse país.

Por: Thiago Matuto

Nenhum comentário: