quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Entenda a crise financeira internacional


Origem da crise

Um assunto que estar bastante em pauta na mídia atualmente e pode acabar despertando o interesse dos alunos e todos como cidadão, é a atual crise financeira internacional. Mas a pergunta que não quer calar é: o que realmente aconteceu? Como essa crise pode nos afetar?
O fato é que uma crise financeira é uma situação absolutamente normal no sistema capitalista, que vive de altos e baixos.
Ela começou a partir do momento em que se vivia um período de alta, onde havia um grande consumismo e baixos juros. Isso acabou fazendo com que os bancos nos Estados Unidos começassem a finaciar muitos imoveis para as pessoas sem ser preciso comprovante de renda , ou seja, começou a permitir que muitas pessoas que provavelmente não tinham condições de comprar aqueles imóveis (casas) o comprassem a partir do financiamento dos bancos. A procura pelos imóveis, logicamente aumentou e o risco também. Com isso, as vendedoras de imóveis retrairam, ou seja, diminuiram as vendas e os calotes aconteceram e aumentaram, e isso acabou forçando os bancos - que eram os financiadores - a pagarem as dívidas, fazendo com o dinheiro deles em cofre diminuissem (no caso do Lemon bak falisse) e o pagamento dos imóveis fossem dificultados, fazendo com que as imobiliárias (vendedoras de casa) começassem a quebrar e ainda os bancos começassem a diminuir a oferta por empréstimos de dinheiro. Isso fez com que a economia desacelarasse, já que a população não poderia pegar dinheiro emprestado e consequentemente comprasse menos.

Tentativa de diminuir a crise

Para tentar diminuir a crise, o governo estadunidense tenta atualmente aprovar um pacote de 850 bilhões de doláres para salvar as empresas que quebraram, que já foi aprovada pelo senado, faltando a aporvação da camara dos deputados.

Consequências da crise

A pergunta é: Por que toda essa crise?
A verdade é que essas empresas possuem filiais em todo o mundo, sendo assim ações em muitas bolsas de valores, além de empregos espalhados pelo mundo, e as falências foram muitas, fazendo com que gerasse toda essa crise internacional e com a diminuição do poder de compra, as vendas de muitos produtos podem acabar caindo, aumentando ainda mais essa crise.

Consequências para o Brasil

Os Estados Unidos estão tendo que gastar muito com tudo isso, além da crise ter provocado percas mundiais, isso diminui a capacidade de compra dos estadunidenses e pode fazer cair o preço de muitos produtos, afetando a economia brasileira, porém como hoje já temos uma grande reserva de dinheiro, isso nos torna menos dependente dos outros e menos vunerável a crise, porém dependendo da proporção que a mesma vá tomando, pode nos afetar bastante.

Contradições da crise

Com toda essa crise, o governo estadunidense, está tendo que fazer algo que vai de total encontro ao sistema capitalista liderado por ele, pois os Estados Unidos estão tendo que interfeir bastante na economia(que não é caracteristíca do capitalismo) além de utilizar o dinheiro público para salvar empresas e estatiza-las em alguns casos, coisa totalmente contraditória ao sistema capitalista.
Por: Thiago Matuto

Nenhum comentário: